Carbonizando açúcar

Materiais necessários:

1-Um béquer de 100 mL ou outro
2-recipiente que suporte calor
3-60g de açúcar granulado
4-60 mL de ácido sulfúrico
5-concentrado
6-Um bastão de vidro
7-Luvas de borracha
8-Óculos de proteção

Agora mãos a massa

1)Antes de começar, coloque as luvas de borracha nas mãos e ponha os óculos, vá para um local arejado, ou preferencialmente dentro de uma capela com exaustão. Apenas pessoas treinadas devem tentar este experimento.

2)Coloque no béquer de 100 mL, (ou outro recipiente que suporte calor), 60g de açúcar granulado.

3)Adicione 60 mL de ácido sulfúrico concentrado dentro do béquer que contém o açúcar. Já com as luvas nas mãos, mexa o conteúdo do béquer com o bastão de vidro até ficar uma pasta marrom. Retire o bastão e observe.

segue o video:

O que acontece.

O ácido sulfúrico concentrado reage com o açúcar, formando água, carbono e muito calor, o que explica as bolhas e a fumaça produzida, além do cheiro característico de açúcar derretido.

Quando olhamos para a estrutura da sacarose, vemos que não existem moléculas de água presente, mas sim, grupos OH e átomos de hidrogênio ligados aos carbonos. São estes grupos OH, também conhecidos como hidroxilas que fazem com que o açúcar seja tão solúvel na água. Quando o ácido reage com o açúcar, ele retira os OH e os H, formando assim H2O que vai sendo evaporado pelo calor da reação.

Já o carbono é essa massa preta que cresce dentro do béquer. Por isso o açúcar é chamado de carboidrato, ele contém além de carbonos muitos hidrogênios e oxigênios, em uma proporção de 2:1 como na água.

CUIDADO!!!

O ácido sulfúrico concentrado é corrosivo e provoca queimaduras graves. Use sempre luvas de borracha para manipulá-lo. Em caso de contato com a pele lave imediatamente com muita água. Caso você derrame um pouco na bancada ou no chão, neutralize com bicarbonato de sódio e lave com água. A massa de carbono deve ser lavada antes de ser descartada no lixo comum.

FONTE: PONTO CIÊNCIA

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: